18.06.2020

A via seu lar

Ferro, madeira, pedra e cimento: só o seu entorno imediato já pode exigir bastante dos sensores de roda na via. Por isso, os modelos da Frauscher foram constantemente otimizados ao longo dos anos. Até a pedra angular do portfólio ainda resiste hoje às mais adversas condições.

Os sensores de roda são construídos com uma finalidade – serem utilizados na via. O que os espera ali poderia deixar seus semelhantes em outros setores apavorados: calor, gelo, inundações, resíduos industriais, influências mecânicas ou eletromagnéticas extremas e muito mais. Apesar disso, esses aparelhos precisam realizar suas tarefas, de modo confiável, em quaisquer circunstâncias. O interior, a massa de enchimento, a carcaça, o equipamento de fixação – tudo tem que estar direito.

uma rocha no portfólio

RSR180

O primeiro sensor de rodas da Frauscher foi o RSR180. Com a sua invenção em 1987, o fundador da empresa Josef Frauscher criou o fundamento para todos os modelos que a empresa fornece hoje no mundo todo para operadores e integradores de sistemas. A extrema solidez desse fundamento ainda se continua vendo hoje: o RSR180 se mantém no portfólio há mais de 30 anos. Diante de novas possibilidades técnicas e valores empíricos globais, ele foi constantemente otimizado no decorrer dos anos. As alterações pelas quais passou até chegar à nova versão RSR180 GS05, demonstram as características positivas que o sensor apresenta hoje:

1 Melhoria mecânica:

O design da carcaça e os parafusos foram otimizados para o sensor poder ser montado com um torque de até 40 Nm na fixação. Isso aumenta a estabilidade do sistema inteiro perante influências mecânicas extremas.

2 Massa de enchimento:

Uma mudança de epóxido para poliuretano aumentou ainda mais a robustez do sensor. Assim a formação de rachaduras, pelas quais pode entrar umidade no aparelho, fica ainda mais improvável. A massa de enchimento e a carcaça do sensor também apresentam hoje uma resistência contra fogo em conformidade com UL94 V-0, o que qualifica o sensor para aplicações em túneis.

3 Conexão do cabo:

A colocação no centro do sensor facilita a instalação. Forças de tração que afetam o cabo são reduzidas. Essa modificação também facilita a colocação de um laço maior, para cumprir o raio de curvatura mínimo do cabo. Desse modo, evitam-se falhas no cabo e danos no sensor em decorrência de sobrecargas na conexão do cabo. Mas o princípio básico do RSR180 permaneceu inalterado ao longo dos anos. Isso faz com que ele seja um dos sensores de roda mais confiáveis e precisos até hoje. O que também ficou foi o espírito inovador, que ainda marca a filosofia da Frauscher. Graças a esse espírito, foi possível adaptar um produto tão forte como esse para as diferentes necessidades dos mercados ferroviários internacionais. Hoje o RSR180 é utilizado em mais de 70 países. E os nossos desenvolvedores estão sempre aprendendo mais.

Bem firmes no trilho

Outra patente que a Frauscher otimizou constantemente ao longo das décadas é o conceito da garra de trilho. Ele permite que os sensores sejam montados na via sem trabalhos de furação. A altura de montagem pode ser livremente ajustada em todos os modelos de garra da Frauscher. A garra de trilho SK150 também pode ser facilmente adaptada a diferentes tamanhos de patim através de elementos de fixação colocados lateralmente. Na garra SK140, que era fornecida até agora com o RSR180, isso era possível através da escolha de parafusos de fixação de diferentes comprimentos. Desde a sua atualização, o RSR180 também é montado com a SK150, o que aumenta a sua flexibilidade. Para outras formas de trilho, a Frauscher também oferece, por exemplo, a garra SK420, para trilhos de fenda, ou a SK140-010, para vias férreas fixas com margem de montagem mínima.

A família de sensores cresce

RSR123

Otimizações voltadas a mercados e usuários também são realizadas nos sensores de roda da Frauscher mais recentes. A coragem para a implementação de inovações de fácil manuseio aparece em diversas funcionalidades. Por exemplo, na conexão de encaixe do RSR123. O próprio sensor combina diversos processos indutivos. Isso o torna altamente resistente contra influências eletromagnéticas.

A família de sensores cresce

RSR110

O RSR110 é destinado a aplicações não seguras e está disponível hoje em duas variantes de sistema: O Single Wheel Sensor RSR110s possui um único sistema de sensor, para uma detecção independente do sentido. O Double Wheel Sensor RSR110d possui dois sistemas de sensor e permite uma detecção de rodas com informação sobre o sentido. Ambos os sensores de roda são facilmente integráveis ao sistema eletrônico de cada instalação através de sua interface analógica aberta. Assim os integradores de sistema podem ajustar perfeitamente a avaliação das informações às suas necessidades individuais.

RSR110