19.10.2021

Frauscher: no caminho para um futuro mais verde

O transporte ferroviário é um dos meios de deslocamento mais ecologicamente corretos. Como facilitadora deste meio de transporte de baixo carbono, a Frauscher defende totalmente a ideia de trabalhar para conquistar um futuro mais verde, e não apenas na área de transporte ecológica e sustentável. A empresa foca seus esforços de modo consistente na implementação de medidas que contribuem para um planeta mais saudável. Em grande e pequena escala, global e localmente: A Frauscher está se posicionando pelo meio ambiente e está pronta para acolher um futuro mais verde!

Testado, avaliado e certificado

Ações falam mais que palavras. É por isso que a Frauscher passou por vários processos de certificação e testes para garantir que está no caminho certo.

Relatório de responsabilidade social corporativa

Como membro do Grupo DELACHAUX, a Frauscher contribui para uma maior sustentabilidade. Seu Relatório de CSR de 2020 destaca medidas relacionadas a meio ambiente, segurança, ética, práticas de gerenciamento e comunidade. O resultado notável e muito animador deste relatório? As emissões de CO2 em todo o Grupo DELACHAUX foram reduzidas em 40% entre 2018 e 2020.

Cálculo de pegada de carbono – GHG Protocol

Determinar a pegada de carbono da Frauscher junto com o Grupo DELACHAUX foi outro marco alcançado em 2020. O Protocolo de gases do efeito estufa (conhecido como GHG Protocol) lista as normas de contabilização de gases do efeito estufa mais amplamente utilizadas em relação à medição e ao gerenciamento das emissões de aquecimento climático. Em 2020, um parceiro externo calculou a pegada de carbono da Frauscher de acordo com o GHG Protocol.

Os resultados mostraram que a Frauscher está se saindo bem, mas isto não é motivo para nos acomodarmos. Consideramos que estas descobertas são nossa referência para tomar mais atitudes a fim de prosseguir com a redução da pegada de carbono.

15 anos da ISO 14001

Outra conquista de que a Frauscher se orgulha é o 15o aniversário da certificação ISO 14001 recebida pela unidade austríaca da empresa. A ISO 14001 é a norma internacional de sistemas de gerenciamento ambiental. Ao manter um sistema de gerenciamento ambiental em conformidade com os requisitos da norma, as organizações demonstram, por meio das melhores práticas, seu compromisso com a redução do impacto ambiental de longo prazo.

O que isto significa para a Frauscher? Entre outras coisas, alcançamos um marco pela configuração ecologicamente correta de todos os nossos processos. É com alegria que informamos que não tivemos nenhuma emergência ou incidente com impacto ambiental nos últimos 15 anos.

A jornada da Frauscher rumo a um futuro mais verde

Da parceria com fornecedores locais ao novo aplicativo de caronas: a Frauscher implementou uma série de mudanças na unidade da Áustria que contribuem significativamente para a saúde do meio ambiente.

Energia limpa

A Frauscher se compromete a usar apenas energia limpa. Mais de 2% da demanda anual de energia da empresa é atendida por nossos próprios sistemas fotovoltaicos, e a meta é aumentar esse percentual no futuro. Os outros 98% de energia vêm de usinas hidrelétricas.

Fornecedores locais

A Frauscher também está bastante focada na sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Nossa política de fornecedores regionais garante que todos os principais fornecedores estejam na Áustria ou na Alemanha e próximos da sede de St. Marienkirchen. Isto mantém os deslocamentos curtos e a pegada de carbono baixa. Além disso, os fornecedores utilizam embalagens reutilizáveis em seus produtos.

Treinamento remoto ou presencial de clientes e novas formas de trabalhar

Ao treinar nossos clientes remotamente, no local ou em unidades da Frauscher mais próximas deles, conseguimos reduzir a necessidade de viajar. Isto não apenas aumenta a praticidade para nossos clientes, como também beneficia o meio ambiente. Além disso, temos uma abordagem similar em relação a nossos funcionários. As novas formas de trabalhar, como reuniões virtuais, home office ou trabalho remoto, reduzem a necessidade de deslocamento e viagens a trabalho. Isto inclui viagens aéreas, que, em escala global, respondem por cerca de 5% do aquecimento global.

Política de carros e caronas

A Frauscher substituirá todos os veículos da empresa por veículos híbridos ou elétricos no futuro próximo. Para isto, doze estações de carregamento foram instaladas e ativamente abastecidas com energia limpa obtida a partir de recursos renováveis.

Além disso, apresentamos o aplicativo carployee. O aplicativo permite que os funcionários combinem suas caronas, o que não só é ecologicamente correto como também promove a comunicação entre os colegas. Dados recentes do aplicativo mostram que tem sido um grande sucesso. No primeiro mês de uso do aplicativo, houve o registro de 404 caronas, que geraram redução de 8.905 km em viagens rodoviárias e 1.158 kg em emissões de CO2.

Redução do uso de substâncias perigosas

O uso de substâncias perigosas é necessário para garantir o ciclo de vida de 30 anos de nossos produtos. Mas nos últimos 15 anos a Frauscher aumentou os investimentos em maquinário para processá-las. Usamos a quantidade mínima necessária de substâncias químicas e garantimos que os resíduos perigosos sejam reduzidos ao mínimo possível.

Pequenas medidas que fazem diferença

Membros da equipe de meio ambiente da Frauscher, um grupo de funcionários apaixonados, dedicaram-se às questões de sustentabilidade e ecocompatibilidade. A missão que assumiram foi promover a conscientização entre colegas e parceiros, o que nos proporcionou uma enxurrada de ideias inovadoras sobre como tornar o mundo da Frauscher um pouco mais verde.

Uma das medidas implementadas há muito tempo foi a mudança para a comunicação digital. No entanto, alguns documentos ainda requerem impressão. Para estes casos, estamos utilizando papel reciclado fornecido por um fabricante local de material de escritório. O que nos permitiu alcançar consideráveis reduções em nosso consumo anual de papel que podem ser vistas no infográfico.

Juntos, estamos no caminho certo!

Na Frauscher, transformamos em meta declarada a melhoria contínua da nossa abordagem de sustentabilidade por meio da promoção de responsabilidade e conscientização ambiental. Com a implementação de iniciativas e práticas sustentáveis em todas as áreas do nosso negócio, somos capazes de reduzir as emissões de CO2, reduzir os resíduos e limitar a poluição.

Isso exige compromisso e esforço coordenado, que só podem ser alcançados se todos os funcionários trabalharem juntos em prol de uma meta comum. A julgar pelo que conquistamos até o momento, estamos no caminho certo. Não há dúvidas: o futuro da Frauscher é brilhante – e verde!