02.03.2022

Como os locais de trabalho híbridos moldam o futuro da cultura de trabalho da Frauscher

Quando os primeiros lockdowns foram anunciados ao redor do mundo, a Frauscher rapidamente permitiu que a maioria de seus funcionários trabalhasse de casa, sempre que possível, dependendo do trabalho e das funções diárias e, com o suporte do equipamento e da estrutura técnica adequados, foi possível realizar uma transição tranquila. Trabalhar de casa durante meses, no entanto, alterou permanentemente nossa cultura de trabalho. Atualmente, muitos de nossos funcionários podem trabalhar em qualquer lugar. Ainda assim, os escritórios da Frauscher sempre terão um papel essencial. Conforme os funcionários começavam a retornar gradualmente ao trabalho presencial, era hora de pensar em como os escritórios da Frauscher poderiam ser um local de estímulo à criatividade, à produtividade e à inspiração.

Na Frauscher, temos uma ideia clara de como esse ambiente de trabalho será no futuro: um local de trabalho híbrido em que os funcionários podem combinar o trabalho remoto e presencial de acordo com suas necessidades. Mas, na prática, como isso realmente funciona? Quais benefícios são oferecidos e como eles moldam a cultura de colaboração na Frauscher?

Trabalho ágil, autodeterminado e flexível

Permitir que os funcionários da Frauscher tenham a liberdade de escolher trabalhar em certas tarefas em casa ou no escritório não só aumenta a produtividade, como também oferece um bom equilíbrio entre a criatividade, o trabalho altamente focado e a colaboração. Isso é corroborado pelo novo conceito de salas que foi recentemente implementado no departamento de Marketing e Vendas da Frauscher na Áustria. Conforme explicado por Maria Reisinger, Diretora gerente na Frauscher Áustria, o espaço colaborativo recém-estabelecido "oferece áreas para trocas e retiradas, além de um espaço para experimentação em inovações criativas e digitais. Juntamente com os acordos individuais de home office, a Frauscher pôde aproximar suas equipes em um espaço de trabalho compartilhado altamente digital. Isso possibilita ainda mais a colaboração e a troca de conhecimentos que beneficiam a todos nós".

Após a inauguração bem-sucedida do conceito de trabalho compartilhado no departamento de Marketing e Vendas, outros departamentos da Frauscher devem trilhar o mesmo caminho.

Engajamento de funcionários e melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A maior vantagem dos locais de trabalho híbridos é que nossos funcionários podem trabalhar quando e onde quiserem. Modelos diferentes de trabalho sem horários de trabalho rígidos permitem que as equipes da Frauscher trabalhem até mesmo fora dos horários normais de reunião e que possam concluir suas tarefas também em casa, sem interrupções ou distrações. Isso dá aos funcionários uma boa dose de flexibilidade, de forma a equilibrar a vida profissional e pessoal. De acordo com Nicole Unterleitner, Chefe de Recursos Humanos na Frauscher, "um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para um ambiente de trabalho saudável. Os modelos de local de trabalho híbrido permitem que nossos funcionários combinem perfeitamente sua vida pessoal e profissional. Isso reduz a pressão e aumenta o engajamento dos funcionários".

A colaboração e o trabalho em equipe também são possíveis a qualquer momento por meio de ferramentas digitais, como o WebEx, mas também nos escritórios da Frauscher, aproveitando as vantagens das reuniões presenciais e das ações de team building. O equilíbrio ideal entre o trabalho remoto e presencial também aumenta o bem-estar do pessoal da Frauscher.

Novas formas de trabalho e de colaboração

A comunicação espontânea e as atividades de equipe sempre foram partes importantes da cultura e do espírito de trabalho da Frauscher. Agora, com um modelo de local de trabalho híbrido em vigor, novas formar de comunicação foram implementadas com sucesso na Frauscher, garantindo que os relacionamentos entre nossos colegas e nosso bom espírito de equipe possam ser mantidos.

A Frauscher enfatizou a importância dos encontros virtuais em inúmeros eventos, em atividades de team building e também em coffee breaks virtuais. Garantir que todos os funcionários possam trocar ideias uns com os outros e, portanto, criar uma atmosfera de trabalho agradável, apesar das distâncias geográficas, é uma parte fundamental da cultura de trabalho da Frauscher. Ferramentas intuitivas como WebEx, Confluence, Asana, entre muitas outras, permitem uma comunicação e uma colaboração sem problemas entre diferentes equipes e culturas. Para celebrar vários momentos ou eventos juntos na equipe da Frauscher, a intranet social Workvivo, lançada recentemente, funciona como uma plataforma para incentivar a troca entre todos os funcionários em todo o mundo. Como Maria Reisinger explica, "com base em sua popularidade, atividades e publicações, ela se mostrou um local de encontro virtual importante que tem promovido novas formas de colaboração e união na comunidade da Frauscher".

Faça parte da família Frauscher!

Na Frauscher, nós buscamos constantemente inovações, aprimoramentos e novidades. Este espírito está profundamente enraizado na cultura empresarial da Frauscher e, claramente, também se reflete em nossa cultura de trabalho. Os funcionários da Frauscher são nosso maior ativo, e criar um ambiente de trabalho inspirador e agradável é uma de nossas maiores prioridades. Caso você queira saber mais a respeito do que a Frauscher tem a oferecer e conhecer as vagas em aberto no momento, você pode encontrar mais informações aqui e se juntar à família Frauscher!