15.07.2021

Esforços de responsabilidade social corporativa premiados com ouro!

Para garantir a alta qualidade e competência em soluções para os clientes, a Frauscher cria as condições básicas ideais ao abordar ativamente questões de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social corporativa de forma a estar sempre um passo à frente do mercado como cliente, fornecedor, parceiro estratégico e provedor de conhecimento.

Como empresa de renome internacional, a Frauscher está ciente da sua responsabilidade social em nível regional e global. Agir de forma sustentável no interesse do meio ambiente, clientes e funcionários tem sido uma parte importante da cultura corporativa desde que a empresa foi fundada.

Em conformidade com o setor ferroviário, considerado justamente o meio de transporte mais ecologicamente correto hoje em dia, os fatores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente são tratados internamente. Propostas e recomendações concretas serão posteriormente implementadas por meio de inúmeras iniciativas, sempre pensadas até o fim.

Na fábrica austríaca, isso é conduzido por uma equipe ambiental em que colegas de várias áreas da empresa com interesse específico no tema da sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente se reuniram. A equipe ambiental está especialmente preocupada em conscientizar toda a equipe da Frauscher sobre seus pontos principais, incentivando a apresentação de ideias inovadoras e dicas para uma cooperação ecologicamente correta na empresa e na vida pessoal. Muitas dessas ótimas sugestões são compartilhadas periodicamente em um blog. A equipe fica muito feliz com as abelhas da Frauscher que zumbem nas instalações da nossa empresa e produzem um mel delicioso. O papel da impressora na empresa foi substituído por papel reciclado certificado e, em vez de baterias descartáveis, usamos apenas baterias recarregáveis de alta qualidade.

Relatório de responsabilidade social corporativa

Em nível global, como parte do Grupo DELACHAUX, a Frauscher também contribui para o seu desenvolvimento sustentável, cujos detalhes estão descritos com maior profundidade no Relatório CSR 2020 recentemente publicado. As contribuições estão presentes principalmente nas dimensões de segurança, ética, meio ambiente, práticas de gestão e comunidade.

Entre 2018 e 2020, as emissões de CO2 foram reduzidas em 40% em todo o Grupo DELACHAUX. Além disso, a frequência de acidentes com afastamento foi reduzida pela metade, promovendo autonomia e capacidade de resposta entre todos os funcionários em todos os níveis. Além disso, quase 100% do pessoal da Frauscher recebeu treinamento anticorrupção como parte do processo de ética.

Determinação pioneira da pegada de carbono na Frauscher

A determinação pioneira da pegada de CO2 em cooperação com o Grupo DELACHAUX também significa a conquista de outro marco. Esse processo mostrou que temos um excelente desempenho comparado a outras empresas e que os processos e medidas comprovados para a gestão sustentável de recursos também podem ser avaliados como extremamente bem-sucedidos por meio de uma nova estrutura conceitual baseada em fatos e números concretos.

Além disso, as conclusões deste processo foram transformadas em referência para avaliações futuras e todas as outras atividades que já estão em fase de planejamento e implementação. Uma avaliação inicial de medidas concretas derivadas dos conjuntos de dados existentes também sugere que grandes potenciais de economia de CO2 já podem ser explorados, por exemplo, fazendo mudanças seletivas nos parafusos de ajuste central.

O futuro das viagens de negócios | Novo trabalho

Os desafios do último ano e meio mostraram claramente o quanto o tema da responsabilidade social corporativa afeta o dia a dia do trabalho e o quanto deve ser considerado fora das estruturas organizacionais tradicionais. Assim como acontece com muitas empresas, as reuniões digitais, o home office e o trabalho remoto tiveram de substituir a vida diária normal de trabalho e o tráfego aéreo, que praticamente parou. Nesta área específica, a questão que surge não apenas para nós, mas também para muitas outras empresas, é se agora faz sentido retomar as atividades de viagens no ritmo "normal" de anteriormente.

Todos esses desenvolvimentos abrem uma infinidade de novas perspectivas que, além de serem assumidas e implementadas na Frauscher no contexto da redução da pegada de carbono, também são consideradas sob as perspectivas da digitalização, novas formas de trabalhar e design moderno de locais de trabalho. No caso da nossa empresa, isso mostrou que podemos reagir com rapidez e flexibilidade às mudanças, tanto estratégica quanto operacionalmente, por meio de uma cooperação entre departamentos que funcione bem, ajustando de forma ativa as novas tendências durante o processo.

Sustentabilidade na cadeia de fornecimento

A política de fornecedores regionais da Frauscher, que enfatiza que todos os principais fornecedores são escolhidos na região imediata da unidade de St. Marienkirchen, teve um impacto extremamente positivo na redução da pegada de carbono. É extremamente importante mencionar esse fato, pois a ação e gestão sustentáveis não começam nem terminam dentro da própria empresa, mas devem ser entendidas no contexto holístico da cadeia de fornecimento. A partir disso, a EcoVadis se consolidou como a plataforma líder para avaliação de sustentabilidade em cadeias de fornecimento globais, utilizada por milhares de empresas para responder a solicitações de avaliação de sustentabilidade de seus clientes, criar e manter planos de ações corretivas e centralizar registros relacionados à sustentabilidade. No processo, mais de 300 empresas multinacionais usam a EcoVadis para monitorar o desempenho de sustentabilidade de mais de 75.000 parceiros comerciais.

A plataforma nos oferece a oportunidade de demonstrar de forma transparente nosso compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa para nossos clientes e fornecedores, além de comunicar isso em uma estrutura ou sistema de classificação respeitado internacionalmente. Além disso, nós mesmos nos beneficiamos da implantação estruturada e da melhoria dos processos na avaliação da EcoVadis, que trouxe novidades bastante animadoras em maio de 2021.

No processo, a Frauscher conseguiu melhorar seu desempenho de prata para ouro.

A classificação considera vários aspectos da política de CSR já implementada da Frauscher sobre meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e aquisições sustentáveis. Nossos clientes podem solicitar e visualizar esses resultados diretamente na plataforma de forma transparente.

Perspectiva futura

Na Frauscher, temos orgulho não apenas de viver em conformidade com nossos valores de sustentabilidade e responsabilidade social, mas também de poder comprová-los usando estruturas e figuras essenciais claramente definidas e comunicá-los às nossas partes interessadas de acordo. Entretanto isso não é motivo para estarmos satisfeitos com o que alcançamos, mas para incorporar as últimas descobertas aos projetos em andamento. A este respeito, gostaríamos de abordar o potencial existente para novas melhorias no futuro próximo, tanto local quanto globalmente.

Por exemplo, a equipe em St. Marienkirchen está lidando atualmente com o tema mobilidade e viagens para o trabalho. Dessa forma, um dos próximos grandes projetos é a implementação de um aplicativo para caronas, não só para reduzir ainda mais a pegada de carbono, mas também para promover maiores níveis de comunicação entre todos os colegas.