06.04.2021

Um ano de pandemia, o trabalho remoto e o novo normal: Como a equipe global da Frauscher conseguiu estabelecer um novo mundo de trabalho.

Há mais de um ano, a pandemia tem muitos países firmemente sob seu controle. Mas por pior que sejam os efeitos da crise do Coronavírus, cada desafio traz novas experiências, bem como oportunidades de mudança, seja no âmbito pessoal ou profissional. O objetivo da Frauscher era e é tirar o melhor proveito da situação. O resultado: as comunicações internas e externas ocorrem quase que exclusivamente de forma digital. Muitas dúvidas surgem: A coesão entre os membros da equipe pode funcionar à distância? Como podemos manter uma cultura de trabalho quando todos estão trabalhando em casa? E a motivação geral ou a compatibilidade entre família e carreira?

A Frauscher compartilha suas experiências em tempos de pandemia.

Novo trabalho: Do escritório para o home office

A Frauscher foi uma das empresas que reagiu de forma muito rápida e responsável à nova situação: Já em março de 2020, a maioria dos funcionários da Frauscher trabalhava remotamente em casa.

Trabalhar em casa traz muitas vantagens, mas, como costuma acontecer, as pessoas percebem as mudanças nas situações de maneira diferente. Enquanto alguns funcionários relatam que agora podem equilibrar seu trabalho e vida privada ainda melhor, outros, especialmente funcionários com filhos (em idade escolar), enfrentam sérios desafios: Entre outras coisas, quando a mãe e o pai estão trabalhando, a criança precisa de ajuda com o dever de casa, ou apenas de atenção.

Perguntamos aos funcionários como eles lidam com a mudança na cultura de trabalho.

Vantagens e oportunidades do trabalho remoto

Quando se trata dos benefícios de trabalhar em casa, todos os funcionários concordam: Por um lado, a eliminação da necessidade de se deslocar para o trabalho, especialmente em distâncias mais longas, poupa tempo, o que tem um efeito positivo no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Como resultado, é possível realizar um trabalho mais eficiente e concentrado, o que tem um efeito benéfico na produtividade. O pré-requisito básico é o funcionamento de ferramentas de colaboração, como uma intranet claramente estruturada. A infraestrutura de TI da Frauscher possibilitou uma rápida transição para permitir que as pessoas trabalhassem em casa. "Sabíamos que nossa TI estava bem configurada; no entanto, ficamos surpresos com a facilidade com que tudo funcionou", disse Stefan Lugschitz, gerente do departamento de Sistemas de P&D.

Não só a infraestrutura de TI, mas também inúmeras plataformas digitais, que também estavam em uso na Frauscher no passado, tornaram possível até mesmo organizar eventos internos em tempos de home office, embora de uma forma diferente da que costumava fazer. Em vez de excursões departamentais ou festas da empresa, foram organizados jogos de fuga online, noites de jogos ou até mesmo conversas virtuais com café. A gama de alternativas digitais foi, e ainda é, impressionante e também gera entusiasmo entre os colaboradores.

A comunicação externa, ou seja, o intercâmbio global com nossos locais, fornecedores e clientes, também teve que passar a acontecer virtualmente da noite para o dia, uma mudança que nós, da Frauscher, dominamos sem problemas.
Estamos especificamente orgulhosos dos webinars em formato digital: Até o momento, vários locais, incluindo Índia, Reino Unido, América do Norte e Polônia, já explicaram habilmente nossas soluções e produtos em sessões especialmente produzidas, estimulando assim as discussões. Também estamos (ainda) digitalmente conectados com nossos clientes, reuniões para aceitação de produtos, reuniões com clientes e treinamentos em espaço virtual já se tornaram padrão. As sessões de treinamento do cliente ocorrem até por meio de um portal dedicado que permite discussões interativas, entre outras coisas. Todas essas medidas não apenas contribuem para uma digitalização mais rápida, mas também influenciam positivamente nossa pegada ecológica.

Claro, não foram apenas as ferramentas, plataformas ou equipamentos modernos que nos ajudaram a superar esses tempos de incerteza e continuam a nos acompanhar. Um agradecimento especial vai para a equipe de produção, que também aguentou firme no local durante a pandemia, produziu incansavelmente e assim "manteve os negócios em funcionamento". Andreas Dorfer, um funcionário do departamento de Sistemas P, sobre a situação diferente: "No início foi uma sensação estranha, porque ninguém dos outros departamentos podia entrar na área de produção. No geral, havia muita incerteza, pois ninguém sabia como o vírus realmente era perigoso. No início, foi um ajuste e tanto para mim, pois, por exemplo, vários materiais estavam localizados apenas em estações de transferência definidas e não eram reabastecidos automaticamente. Com o tempo, no entanto, as coisas se resolveram muito bem."

Desafios em trabalhar de casa

Onde os funcionários da produção enfrentam desafios completamente diferentes como resultado de seu trabalho no local, trabalhar em casa não oferece apenas vantagens, mas também desvantagens, como a falta de contatos sociais e pessoais que nenhuma videoconferência pode substituir. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de despertar o espírito de equipe ou trocar ideias, que muitas vezes surgem espontaneamente de passagem. A vantagem de economizar no trajeto, às vezes longo, de ida e volta para o escritório também pode ter um impacto negativo nos níveis de estresse pessoal, de acordo com os funcionários pesquisados. Além disso, depois de um tempo, falta variedade se você ficar sentado dentro de suas próprias quatro paredes o dia todo. Também, muitas vezes é mais rápido obter opiniões de colegas ou pedir auxílio a eles no escritório. A integração de novos funcionários também é particularmente desafiadora porque não pode ser feita de forma presencial ou ocorre apenas parcialmente no escritório. Outro desafio que não deve ser subestimado é se há uma separação clara entre o trabalho e a vida privada quando se trabalha em casa.

É possível ter cooperação e espírito de equipe apesar da distância?

Manter contato apesar da distância física, fortalecer e motivar uns aos outros, isso também ganhou um novo significado na vida profissional. Então, como não perder a motivação e o senso de união no home office e impulsionar os projetos juntos? No departamento de RH, nos reunimos online com regularidade e ocasionalmente organizamos eventos para equipes maiores. Melanie Gangl, Diretora Geral da Frauscher UK, implementou as chamadas reuniões de check-in/check-out em sua localidade; ou seja, às segundas e sextas-feiras, a equipe conversa sobre os tópicos da semana: "Sempre coordeno com a minha equipe às segundas-feiras para que todos tenham uma visão geral dos próximos temas; dessa forma, eles ficam informados sobre o que está sendo trabalhado nas diferentes áreas. Depois, na sexta-feira, há uma mensagem de check-out no grupo de bate-papo para que todos possam ler o que realmente aconteceu durante a semana." Mas não são apenas as formas de trabalho que estão mudando, mas também a maneira como as pessoas compartilham e se conectam com os colegas de trabalho. Melanie e sua equipe organizam noites de quiz online ou conversas regulares, por exemplo.

A família e o trabalho em casa: Este exercício de equilíbrio funciona?

Como concilia a vida familiar com os deveres profissionais e as trocas com os colegas? Nesse ponto, as experiências e lições aprendidas variam muito. Stefan, gerente de Sistemas de P&D, montou seu próprio escritório em casa e consegue, portanto, trabalhar sem ser incomodado. Markus Bernroitner, um funcionário do departamento de RH, aprecia muito poder passar mais tempo com sua família, graças ao fato de poder trabalhar em casa.
No entanto, é sempre um desafio fazer jus a ambos. A experiência de alguns funcionários mostra: Para evitar se distrair demais, é essencial estabelecer, em conjunto, novas regras para uma convivência bem-sucedida.

O futuro na Frauscher: Modelos de local de trabalho híbridos

Aprendemos nos últimos doze meses que a comunicação digital funciona muito bem e pode até ter um impacto positivo em nossa produtividade. No entanto, em nossa opinião, o futuro está nos modelos de locais de trabalho híbridos. A Frauscher combinará o melhor das duas variantes, trabalhar em casa e trabalhar na empresa, para criar modelos de locais de trabalho atraentes para o futuro. No departamento de Marketing e Vendas, por exemplo, estamos atualmente trabalhando em um conceito inovador de escritório, incluindo compartilhamento de mesa. Vamos mantê-lo atualizado sobre o assunto!