14.02.2023

O modo Frauscher de agir e pensar de forma sustentável

Como produtores globais de tecnologia ferroviária, operamos em um setor ecologicamente correto, o que significa que temos uma responsabilidade significativa pelo meio ambiente e pelas comunidades onde operamos. Na Frauscher, sabemos que, para criar um futuro sustentável, precisamos ter atitudes diferentes — e ainda temos muitas atividades nessa área nos próximos anos. Trabalhamos constantemente para nos tornarmos uma empresa cada vez mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente. Juntamente com o compromisso global e a dedicação de nossos colegas, requisitos claros e decisões de alto nível são particularmente essenciais para isso. Com o objetivo de promover a sustentabilidade em todas as divisões da Frauscher, Elisabeth Maschek-Mühlbacher assumiu a função de Gerente de Responsabilidade Social Corporativa (CSR), com o intuito de adotar projetos e tomar decisões inovadoras sobre temas de sustentabilidade em alinhamento com a estratégia global de CSR do Grupo DELACHAUX. Na entrevista a seguir, ela oferece informações sobre as conquistas mais recentes, bem como as próximas iniciativas e ações.

Como parte do Grupo DELACHAUX, a Frauscher contribui para um desenvolvimento sustentável em nível global. Como é isso em detalhes e qual é o foco atual?

Na Frauscher, já implementamos há vários anos mudanças e iniciativas que contribuem significativamente com a saúde de nossos funcionários e do meio ambiente. Na unidade austríaca, o aquecimento funciona com lascas de madeira, nossos sistemas fotovoltaicos foram ampliados ainda mais em 2022, usamos 100% de eletricidade ecológica (hidrelétrica) e possuímos uma ampla área de reciclagem no local. Além disso, foram instaladas 12 estações de carregamento para veículos elétricos que podem ser usadas pelos clientes e funcionários.

Atualmente, o foco — também no nível do grupo globalmente — é a redução de CO2 em alinhamento com as metas do DELACHAUX mencionadas e relatadas em nossa Demonstração de Desempenho Não Financeiro. A declaração sobre sustentabilidade é publicada anualmente e de forma juridicamente vinculativa dentro do Grupo DELACHAUX. Esse documento também tem grande relevância para nossos clientes, pois fornece informações claras sobre o status de sustentabilidade da Frauscher.

Nossos esforços constantes em medir e reduzir o impacto ambiental também são importantes para nossos produtos e produção, o que resultou em excelentes EPDs (declarações ambientais de produtos) que estão disponíveis aqui.

O cargo de Gerente de CSR foi estabelecido no ano passado na Frauscher para coordenar os esforços e as iniciativas a respeito desse tema. Quais conquistas importantes foram alcançadas desde então?

Em primeiro lugar, eu gostaria de enfatizar que a CSR é um processo contínuo. Não vamos ficar complacentes e temos grandes planos para o próximo ano. A Declaração de Desempenho Não Financeiro, que relata continuamente os KPIs de segurança, e nossa ferramenta interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente nos proporcionam uma visão clara de onde estamos atualmente e fornecem ótimos insights sobre potenciais de melhoria. A implementação do SAP no ano passado também nos ajudará a reunir todos os dados relevantes e apresentá-los de forma mais transparente. No momento, estamos trabalhando em um painel ambiental da Frauscher para fornecer uma visão holística de nossa pegada de carbono. Relatórios abrangentes devem nos ajudar a implementar medidas ainda mais eficazes no futuro.

De volta ao ano passado, tivemos, entre outros, um foco claro em atividades sociais para melhorar a qualidade de vida em nossas comunidades locais e, assim, a iniciativa Frauscher Impact foi criada.

Para informar nossos funcionários e aumentar a conscientização sobre CSR, cursos de aprendizagem e webinars têm sido oferecidos em nossa plataforma interna de gestão de aprendizagem (LMS) para explicar os diferentes aspectos do tema.

É claro que também estamos particularmente orgulhosos de nossos certificados de sustentabilidade, como o EcoVadis Gold e todos os nossos certificados ISO, como ISO 14001, ISO 9001 e ISO 45001, que também mostram nosso grande foco na segurança e no meio ambiente.

Você mencionou o Frauscher Impact. Poderia dar alguns exemplos de atividades sociais ligadas a essa iniciativa?

Desde o lançamento do Frauscher Impact, , várias atividades e iniciativas foram implementadas. Para citar alguns exemplos, laptops e iPads foram doados para uma escola de alunos com necessidades especiais. Em cooperação com outras empresas da região, a Frauscher doou quatro cadeiras de rodas Rickshaw para uma casa de repouso local, e instituições regionais, como o corpo de bombeiros, também foram apoiadas.  Em 2022 os estoques nos bancos de sangue da Áustria atingiram seu nível mais baixo em 25 anos. A Frauscher organizou dois dias de doação de sangue dentro da empresa junto com a Cruz Vermelha Austríaca, onde todos os funcionários puderam contribuir dentro do horário normal de trabalho.

Para fornecer ajuda humanitária e suporte àqueles que mais precisam, a Frauscher também doou 10.000 euros para apoiar os refugiados ucranianos.

Além disso, para melhorar a saúde mental de nossos funcionários, a Frauscher dedicou todo o ano de 2022 a esse tema, e inúmeras iniciativas foram organizadas. Nossos esforços para melhorar continuamente o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de nossa equipe foram recompensados pelo certificado austríaco berufundfamilie. Há muitos anos, a Frauscher segue uma política empresarial voltada para a família. Como empregadora regional, a Frauscher apoia seus funcionários da melhor maneira possível com uma ampla gama de medidas para ajudá-los a conciliar a vida profissional e familiar. O certificado é, portanto, uma honra especial para nós.

Quais ações e iniciativas já estão planejadas para 2023 a fim de desenvolver ainda mais a CSR na Frauscher?

Para o início de 2023, está prevista a próxima divulgação da Demonstração de Desempenho Não Financeiro do Grupo DELACHAUX e também estamos trabalhando em um roteiro de CSR para os próximos meses. Além disso, precisamos nos preparar para as metas da UE (Green Deal ou Pacto Verde Europeu) e os padrões de relatórios, como a futura Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD).

Diferentes iniciativas com foco em nossos produtos e produção também já foram planejadas, o que deve levar a uma redução significativa de CO2 e resíduos em nossas unidades de produção.

Também temos especial interesse em expandir ainda mais o Frauscher Impact com novas ações, como patrocinar um campo de treinamento para o corpo de bombeiros local, mas também manter iniciativas bem-sucedidas do ano passado.

Um passo importante para nós é que nossos esforços de CSR serão auditados externamente pela primeira vez em 2023. Isso criará transparência e mostrará que nosso desempenho em sustentabilidade é reconhecido até mesmo por agências e instituições externas. De qualquer forma, podemos esperar muitas novas iniciativas ligadas ao tema da sustentabilidade na Frauscher, e estou muito animada por fazer parte dessa jornada.

Quer saber mais sobre como a Frauscher como empresa incorpora a sustentabilidade?

Mais informações sobre os temas de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social corporativa na Frauscher, bem como as publicações mais recentes, podem ser encontradas aqui.

Um resumo de nossos marcos de CSR em 2022 pode ser baixado aqui.